
Na nossa região o atendimento será realizado no Hospital Estadual de Américo Brasiliense, através do SUS (Sistema Único de Saúde)
A médica ortopedista do hospital Estadual de Américo Brasiliense, Dra. Débora Schalge Campioto, procurou o apoio do Rotary Club Araraquara Oeste para o programa de erradicação do pé torto congênito que está sendo inaugurado na região.
Na oportunidade foi explicado que o pé torto congênito (PTC) é uma deformidade de nascença em um ou dois dos pés, trata-se de uma alteração ortopédica que ocorre ainda na fase embrionária. Atualmente, no mundo, cerca de 200.000 mil crianças nascem com PTC e 50% delas convivem com o problema por toda a vida.
No Brasil temos 4.000 casos anualmente, porém isso não precisa ser assim pois, atualmente, existe tratamento para correção dessa deformidade.
O método Ponseti, que é um tratamento altamente efetivo para corrigir o pé torto congênito, consiste inicialmente em aplicação seriada de próteses de gesso e uma pequena cirurgia ambulatorial e depois do uso de uma órtese (sapatos especiais) para manter a correção.
O tratamento resulta em um pé totalmente corrigido em um período de 4 a 6 semanas na primeira fase e depois com o uso das órteses (sapatos especiais) até os 4 anos de idade.
O Rotary Internacional apoia essa causa e tem o prazer de informar que na nossa região o atendimento será realizado no Hospital Estadual de Américo Brasiliense, através do SUS (Sistema Único de Saúde), e pode ser contatado pelo telefone (16) 3393-7800.