Pesquisa inédita visa mapear percepção do turismo em Araraquara

Até 8 de janeiro de 2021 os moradores de Araraquara e de outros 209 municípios turísticos do Estado de São Paulo poderão participar de uma pesquisa virtual inédita com o objetivo de avaliar o setor de turismo.

“Como você vê o turismo na região onde mora?” é a pergunta inicial do estudo on-line realizado pela Secretaria de Turismo do Estado em parceria com os municípios paulistas de interesse turístico, incluindo Araraquara. O questionário está disponível no link https://forms.gle/8MPTjVFY6zw8u4xL6   

O intuito da pesquisa – inédita no Estado pela sua abrangência – é obter um maior conhecimento sobre como a população dos municípios vê o turismo em suas cidades. O estudo também permitirá aos municípios a elaboração de ações, programas e iniciativas para o setor.

São três grupos de perguntas: o primeiro traça o perfil socioeconômico do morador; o segundo aprofunda a percepção sobre os impactos positivos e negativos que o fluxo turístico pode causar; e o último investiga a expectativa do desenvolvimento local pelos próximos dez anos, as preocupações dos moradores e os benefícios que identificam na atividade turística.

Município de Interesse Turístico

Araraquara é classificada como Município de Interesse Turístico (MIT) desde 2017. A classificação possibilita que a cidade receba verbas do Governo do Estado para a implantação de projetos turísticos. Para se enquadrar, é preciso comprovar atrativos naturais, culturais, históricos ou gastronômicos, apontar estrutura para receber adequadamente os turistas, ter sistema de transporte adequado, serviço médico de emergência, rede de restaurantes e hospedagem.

“Araraquara adquiriu a classificação de MIT do Governo do Estado e também conseguiu a sua inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, do Governo Federal, pois possui estrutura para eventos de negócios, esportivos, culturais e de lazer, sendo o CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região) e a Arena da Fonte as suas principais referências”, explica o presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho.

Autor: Rita Motta

Jornalista, especialista em marketing digital, fotógrafa e professora na área de comunicação MTB: 22.736/SP

Compartilhar essa notícia em
468 ad