Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 95 – 18 de junho de 2020

Hoje, 28 pacientes estão internados. Destes, 18 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 12 casos confirmados

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 18 de junho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê alerta a população para a veiculação nas redes sociais de fake news sobre assaltos que estariam sendo cometidos por falsos funcionários da Vigilância Sanitária. Eles estariam solicitando entrada nas residências para realizar testes rápidos da Covid-19.

Esclarecemos que isso não está ocorrendo em Araraquara. Com autorização da Secretaria Municipal da Saúde, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e o Ibope Inteligência, vem realizando uma pesquisa na cidade, com entrevistas e testes rápidos. A próxima etapa deste trabalho será feito, agora, nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho.

Através do Comitê, a Secretaria Municipal da Saúde informa que os pesquisadores estão se apresentando com crachá de identificação e devidamente paramentados com aventais, máscara, óculos, touca e luvas, para a proteção dos munícipes.

Todas as etapas desta pesquisa vêm sendo divulgadas junto à imprensa e também no site e nas redes sociais da Prefeitura, onde a população poderá tirar qualquer dúvida a respeito.

REDE DE SOLIDARIEDADE

Com a participação de 37 entidades e apoio da Prefeitura, a Rede de Solidariedade do Município realizou o ‘Dia D Doação’, no último sábado, dia 13, e arrecadou mais de 5,7 toneladas de alimentos, além de produtos de higiene pessoal e de limpeza, e roupas.

Os produtos entregues em 26 postos de arrecadação serão repassados pelas entidades a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no município agravada pela pandemia.

Além dos 341 itens de alimentos não perecíveis que somaram 5.725 quilos, ainda foram arrecadados 12 cestas básicas, 1.363 itens de higiene pessoal e de limpeza e 61 peças de roupas, incluindo cobertores.

Quem quiser continuar ajudando a Rede de Solidariedade com doações ou como voluntário, basta ligar para o 0800-773-1145, que atende diariamente, das 8h às 18h, inclusive nos finais de semana.

E, também em apoio à Rede de Solidariedade, a Unicesumar, que tem sede em Maringá e um polo EAD em Araraquara, abre hoje, no sistema drive-thru, a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene pessoal e de limpeza. 

A ação solidária segue até sábado, dia 20, sempre das 9h às 17h30, destinará toda arrecadação para Rede de Solidariedade, criada em março pela Prefeitura para atender pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia.

Com uma unidade móvel estacionada na Avenida São Geraldo, na altura do Parque Infantil, a Universidade receberá os produtos dentro dos padrões de higienização exigidos e sem que os doadores tenham que sair do carro.

Todo doador que participar da campanha receberá um livro sobre os cursos oferecidos pela Unicesumar em seus mais de 700 polos educacionais espalhados pelo País.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou mais 35 casos confirmados de Coronavírus nesta quarta-feira, dia 17 de junho. Portanto, o município possui hoje 670 casos notificados da doença.

Aguardam resultado de exames 120 amostras. Do total, 186 permanecem em quarentena e 476 já saíram.

Hoje, 28 pacientes estão internados. Destes, 18 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 12 casos confirmados. E 10 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 9 confirmados.  Do total de 28 internados, 26 são moradores de Araraquara e 2 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 8 óbitos decorrentes de Coronavírus. O caso de óbito mais recente é de uma mulher com 61 anos, com comorbidades, que estava internada e faleceu na manhã de hoje.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena. Todos os dados e estatísticas sobre os bairros com casos confirmados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana.

(https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.

Autor: Rita Motta

Jornalista, especialista em marketing digital, fotógrafa e professora na área de comunicação MTB: 22.736/SP

Compartilhar essa notícia em
468 ad