
O Comitê de Contingência do Coronavírus se reuniu nesta segunda-feira, dia 8 de junho, para as últimas deliberações e ações de enfrentamento e combate da Covid-19.
Para reforçar a importância do uso da máscara como forma de proteção e combate ao Coronavírus, o Comitê volta a ressaltar os benefícios da utilização da máscara: além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.
Junto com os cuidados básicos de higiene e isolamento social recomendados pelas autoridades de saúde, a utilização desse equipamento protetivo não é apenas um cuidado pessoal, mas um compromisso com a saúde de todas as pessoas que nos cercam.
O isolamento social continua sendo o principal fator de controle da doença e deve ser respeitada. Mas, quando se torna inevitável sair de casa, a recomendação é que todos usem máscara de proteção que cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem alinhada ao rosto.
O Comitê continua com estudos diários sobre o avanço dos casos de Coronavírus em Araraquara, com acompanhamento permanente da ocupação dos leitos de UTI em Araraquara e região.
Cabe à população se conscientizar de que a quarentena continua e que, principalmente idosos e demais pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença, devem permanecer em suas casas, em isolamento social.
Com o aumento de pessoas circulando, o risco de contaminação pela Covid-19 é muito maior. Todas estas questões estão sendo avaliadas permanentemente pelo Comitê e, se for necessário, a flexibilização das atividades econômicas poderá ser revista pela Prefeitura.
ATENDIMENTO AGENDADO
O atendimento presencial no Paço Municipal, no Daae, na Subprefeitura da Vila Xavier e na Subprocuradoria Geral Fiscal e Tributária foi retomado hoje, mas será realizado exclusivamente por agendamento.
O horário de atendimento foi reduzido e os canais para solicitação de agendamento estão no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br)
Diversas medidas de prevenção estão sendo adotadas no atendimento, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, frequente higienização, limitação da quantidade de público, entre outras ações.
Mas, diante do risco de contaminação, para se proteger, a população deve dar preferência ao atendimento online pelo site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br, no link “Serviços Públicos Online”) e pelo site do Daae (www.daaeararaquara.com.br).
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara possui nesta segunda-feira, dia 8 de junho, 407 casos confirmados de Coronavírus. Aguardam resultado de exames 100 amostras. Do total, 133 permanecem em quarentena e 269 já saíram.
Hoje, 31 pacientes estão internados. Destes, 26 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 16 casos confirmados. E 5 pacientes estão internados em UTI, sendo 1 suspeito e 4 confirmados. Do total de 31 internados, 29 são moradores de Araraquara e 2 são de outro município e foram transferidos para hospital da cidade.
Foram notificados, até o momento, 5 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus e 1 caso suspeito. Trata-se de um homem de 41 anos, com comorbidades. O óbito está sendo investigado.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Araraquara possui, até o momento, 108 bairros com casos notificados. Além disso, também constam na Secretaria da Saúde de Araraquara casos confirmados de moradores de Américo Brasiliense, Matão, Ribeirão Bonito e Santa Lúcia que trabalham e circulam diariamente em Araraquara.
Todas as estatísticas a respeito dos bairros e informações sobre os casos podem ser consultadas em link disponibilizado pela Prefeitura.
Mais informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.