Santistas da Seleção Brasileira são campeões do Rio Beach Tennis Tour, araraquarense também é destaque

O araraquarense Gustavo Russo irá representar o Brasil na Rússia entre os homens

O araraquarense Gustavo Russo irá representar o Brasil na Rússia entre os homens

Os santistas Marcus Ferreira e Thales Santos, que vão representar o Brasil no Mundial de Beach Tennnis na Rússia, em agosto, foram campeões da 2ª etapa do Rio Beach Tennis Tour, evento disputado na areia da praia de São Conrado, no Rio de Janeiro. A jovem carioca Lorena Melo e a melhor do ranking do país e quinta do mundo, a paranaense radicada em Balneário Camboriú Raffaella Miiller, que também vai defender a seleção brasileira em Moscou, conquistaram o título do feminino.

O torneio distribuiu R$ 5 mil em premiação aos profissionais e faz parte do circuito de três etapas que garante os melhores ranqueados do Rio para defender o estado na Copa das Federações em outubro durante a Semana Guga Kuerten, no JUSC, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC).

Lorena Melo, que havia sido vice-campeã na primeira etapa ao lado de Joana Cortez, derrotou justamente sua parceria da etapa de estreia que jogou ao lado da paranaense Marcela Vita com um duplo 6/3. Na semifinal, Melo e Miiller superaram em batalha as campeãs da etapa inicial, Samantha Barijan e Flavia Muniz por 6/7 (10/8) 7/6 (7/3) 10/5.

“O torneio foi muito bom, conseguimos nos manter constantes durante os jogos, executar a estratégia correta e nos manter calmas nos momentos difíceis. Primeira vez que joguei ao lado da Rafa uma jogadora muito completa e que merece a posição que ocupa no ranking mundial. Foi uma experiência muito legal jogar com ela, me passou tranquilidade o tempo todo, fiquei muito feliz com o resultado”, disse a carioca de 24 anos, número 42 do ranking mundial.

Com o título e a final na primeira etapa, Lorena fica em 1º lugar no ranking seguida por Joana Cortez na formação da equipe do Rio de Janeiro que jogará a Copa das Federações de Beach Tennis em outubro durante a Semana Guga Kuerten no JUSC, em Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC).

“Estou muito feliz com essa possibilidade de representar o Rio pela primeira vez nessa competição e devo isso também as minha parceiras nessas duas etapas, Joana Cortez e Rafaella Miiller. E espero conseguir manter o rendimento na próxima etapa”, seguiu.

Nascida no Paraná e radicada em Balneário Camboriú (SC), Miiller, quinta do mundo, campeã Mundial com Cortez em 2016 na Itália, comemorou o resultado e destacou a importância do final de semana que teve treino com a equipe da Seleção Brasileira que jogará o Mundial em Moscou, na Rússia, entre os dias 7 e 12 de agosto.

“Foi demais! Primeira vez que joguei com a Lorena, enfrentamos duplas super fortes. Fizemos um jogo super duro na semifinal e nos surpreendemos na final vencendo a Marcela e a Joana. Foi um grande final de semana e agora é ir com tudo para a Europa e a disputa do Mundial na Rússia”.

No masculino os santistas Thales Santos e Marcus Vinicius Ferreira derrotaram na final o carioca Vinicius Font e o novato araraquarense, Gustavo Russo por um duplo 7/5. Thales, Marcus e Vini vão representar o Brasil na Rússia entre os homens. A dupla de Font, 13º do mundo e ex-número 1 do ranking, e Russo derrotou na semi os jogadores 14º do mundo e campeões da 1ª etapa, Ralff Abreu e Diogo Carneiro, por 6/2 2/6 11/9 na semifinal.

“Foi uma final muito boa, tinhamos jogado na fase inicial vencendo facilmente, eles não tinham jogado bem, incomodados, sabíamos que não seria igual, o Gustavo veio super solto, sem responsabilidade, foi um jogo super equilibrado, fomos bem nos momentos importantes, nas horas de pressão, estamos bem felizes”, disse Thales.

“Foi um ótimo final de semana em que tivemos o treino da Seleção com o capitão italiano (Alex Mingozzi) que nos conhece como jogadores e conhece muito de Beach Tennis foi muito bom de movimentação, intensidade bem alta, e também para ver o espírito de equipe, estamos muito felizes e empolgados com a disputa do Mundial e queremos agradecer a CBT que foi bem caprichosa na escolha dos uniformes, muito bacana pra gente sentir ainda mais orgulho de defender o país”.

Larissa Boechat, coordenadora nacional do Beach Tennis do Brasil, da Confederação Brasileira de Tênis, destacou a importância não só da competição, mas também dos treinamentos da Seleção Brasileira que aconteceu na sexta-feira. O time formado por Rafaella Miiller, joana Cortez, Marcela Vita, Vinicius Font, Marcus Ferreira e Thales Santos vai jogar no final do mês torneios como Torre del Lago, e Mundial de Duplas, ambos na Itália, antes do Mundial por equipes na Rússia, que acontece entre 7 e 12 de agosto.

“Tanto esse treinamento no Rio de Janeiro, quanto os próximos que vão acontecer na Itália, são muito importantes para a seleção. Além do capitão Alex Mingozzi conseguir observá-los e ajustar os detalhes, os atletas conseguem treinar em alta intensidade. Inclusive essa etapa do Rio Beach Tennis Tour, no qual todos participaram, foi muito importante para a avaliação do Alex e para que os atletas estejam com ritmo de jogo quando chegarem na Europa.”, disse Larissa: “Mais um ano a CBT apoia a ida da seleção para o Mundial por equipes, este ano a delegação contará com 2 capitães, Alex Mingozzi na Profissional e Placido Russo Jr, o Juca, na sub 14, isso faz com que a equipe fique ainda mais bem assistida”.

Sobre o 1º final de semana da 2ª etapa do Rio Beach Tennis Tour, as organizadoras Esther Sanches e Daniela Bergamo comemoraram: “Foi um grande final de semana, tivemos os melhores do país jogando entre si em partidas de altíssimo nível com a vitória na semi do Vini Font e da promessa do Beach Tennis do Brasil o Gustavo Russo e ainda a Seleção Brasileira se preparando aqui para a disputa do Mundial. Ficamos honradas em receber essas grandes estrelas aqui e felizes com nossos patrocinadores e apoio da Confederação Brasileira de Tênis por proporcionar isso. E não para por aqui, entre os dias 27 e 29 ainda tem mais Beach Tennis nas areias de São Conrado”.

A competição teve ainda campeões definidos nas categorias de Dupla Mista A, B e C. A competição segue entre os dias 27 e 29 com a disputa das Duplas Masculina e Feminina, além do Sub 14 e Master 40+ com as inscrições rolando até o dia 24 pelo site http://www.riobeachtennis.com.br . Os melhores de cada categoria também disputam a Copa das Federações em Floripa com hotel e passagens pagas.

Confira o Hall dos Campeões do 1º Final de Semana da 2ª etapa do Rio Beach Tennis Tour:

Profissional

Masculino – Campeões: Thales Santos / Marcus Ferreira / Vice-campeões: Vinicius Font/Gustavo Russo

Feminino – Campeãs: Lorena Melo/ Raffaela Miiller / Vice-campeãs: Joana Cortez/Marcela Vita

Dupla Mista A – Campeões: Dupla Mista B – Campeões: Josué Martins e Maria Luiza / Vice-campeões: João Neto e Ana Moreira

Dupla Mista B – Campeões: Diogo Laydner e Juliana Lima / Vice-campeões Danilo Pereira e Márcia Uchoa

Dupla Mista C – Campeões: Helene Kubler e Frederic Gadelle / Vice-campeões: Daniella Rossi e Ricardo Dos Santos

Autor: Rita Motta

Jornalista, editora de televisão e jornalismo na internet, que se especializou em jornalismo e marketing digital em comunicação.

Compartilhar essa notícia em
468 ad

1 Comentário

  1. Parabéns pelo seu Trabalho Rita !o Beach Tennis em Araraquara está crescendo dia a dia! Parabéns atletas! Agora vamos pra torcida pelo Brasil Bech na Russia!💪

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *