Você cuida da saúde bucal do seu pet?

As doenças periodontais (causadas por bactérias e inflamações) são responsáveis por 85% dos problemas na cavidade oral dos pets

As doenças periodontais (causadas por bactérias e inflamações) são responsáveis por 85% dos problemas na cavidade oral dos pets

Com o passar dos anos as pessoas se aproximaram mais de seus cães. Enquanto antes os animais tinham um lugar no quintal de casa, hoje em dia eles têm espaços garantidos dentro da casa.

Esta mudança de comportamento fez com que os problemas de saúde dos pets ficassem mais evidentes para os tutores, uma vez que eles passaram a ter um contato mais próximo um do outro.

Uns dos tantos problemas de saúde que acometem os cães e que tornou-se mais perceptível com esta alteração na rotina dos animais foram os casos odontológicos. Tártaros, gengivites e doenças bucais passaram a incomodar os donos devido ao mau hálito que os animais apresentam, característica que ficou mais evidente com a aproximação.

Desta forma, houve um crescimento na procura por veterinários que atuem na área odontológica canina e por tratamentos neste segmento. Por esta razão, também aumentaram os cursos de especialização e as clínicas com estrutura para atendimento destes casos. Tudo isso devido a importância destes problemas na vida do animal, como lembra a veterinária Angela Camargo.

Problemas dentários em cães: o que são e qual a importância de tratá-los?
Os dentes dos cães estão propícios a apresentar problemas devido a falta de cuidados dos tutores e eles só passam a ser perceptíveis a partir do momento em que o dono aproxima-se do animal. “O procedimento mais comum é justamente quando a boca está cheirando mal por causa da doença periodontal. E isso é mais comum em animal pequeno, raça pequena, poodle, lhasa apso, esses animais toy como se falam.

De acordo com Angela, é necessário cuidar dos problemas dentários para evitar outras doenças. “Quando a gente se preocupa com saúde oral, a gente evita que bactérias caiam na circulação e se encaminhem para rins, fígado e coração. O que quer dizer, na verdade, que quando a gente cuida da saúde oral, a gente tá aumentando a expectativa de vida deles.”

“Cuidando mais da boca, cuidando mais dos dentes, não deixando que a doença periodontal progrida e cause lesão nos outros órgãos você mantém a saúde dos pets por mais tempo. Os animais vivem o dobro ou o triplo da minha época, por exemplo”, conta a veterinária.

Tratando problemas dentários
Sem dúvida alguma o mais indicado é procurar um veterinário especialista em saúde bucal para tratar dos problemas odontológicos do cachorro. Mas Leon recomenda que cada tutor possa fazer a higienização dos dentes do cachorro em casa mesmo. Para isso, basta colocar uma gaze no dedo e levá-la até o fundo da boca do animal, massageando sobre os dentes.

Além da escovação, que deve ser feita com uma pasta de dente específica para cães, o tutor ainda pode optar por alguns produtos que podem ajudar a tratar e evitar problemas dentários. “A mastigação é um meio de prevenção oral. A ação mecânica do grão do alimento com o dente do animal faz a remoção da placa e ao mesmo tempo a prevenção de processos inflamatórios de gengivite e tudo mais”, explica a doutora Angela Camargo.

Dra. Angela Camargo

Dra. Angela Camargo

Conheça Angela Camargo

Dra. Angela Camargo, especialista em odontologia veterinária, formada em Ciências Farmacêuticas pela PUC do Paraná, Medicina Veterinária pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduada em Odontologia Veterinária pela Anclivepa – Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais e Mestra e Doutora em Cirurgia Veterinária pela Unesp de Jaboticabal, em uma visão empreendedora atua na área de odontologia veterinária em Araraquara e presta serviços em clínicas veterinárias de Araraquara e região.

 

 

Seu pet muito mais feliz!

Autor: Rita Motta

Jornalista, editora de televisão e jornalismo na internet, que se especializou em jornalismo e marketing digital em comunicação.

Compartilhar essa notícia em
468 ad

2 Comentários

  1. Boa tarde eu sei q minha cachorrinha já precisa limpar os dentes não está uma coisa assim muito feia. Vc faz esse tipo de trabalho. Vc pode informar o valor tanto da consulta quanto do procedimento. Obrigada

    Responder
    • Olá Elzi, tudo bem?
      A Dra. Angela Camargo é uma parceira do portal de notícias.
      Por favor entre em contato diretamente com ela pelo telefone, (16) 99768-8288, é whatsapp também.
      Com certeza você terá todas as informações que necessita.
      Obrigado pela mensagem.
      Abraços

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *