Projeto ‘Araraquara 2050’ chega à Câmara

O professor doutor Cláudio César Paiva, explanou, na sexta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal

O professor doutor Cláudio César Paiva, explanou, na sexta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal

O diretor da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor doutor Cláudio César Paiva, explanou, na sexta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal, sobre as diretrizes do “Projeto Araraquara 2050”, que tem como objetivo promover ações conjuntas entre Prefeitura e Unesp de Araraquara, que conduzam o município a um novo patamar de desenvolvimento social, político e econômico.

Segundo Paiva, o projeto busca originar um macroplanejamento estratégico do desenvolvimento do município, de curto, médio e longo prazo, respaldado no potencial econômico, ambiental e social. Além disso, a iniciativa visa a uma construção democrática da cidade, com o intuito de reinventar o município, propondo o poder coletivo, estabelecendo um compromisso com as gerações futuras e reduzindo as desigualdades de renda, raça e gênero.

Dentre as contribuições do projeto está um modelo de uma Araraquara compacta, integrada, sustentável e policêntrica. De acordo com o diretor da Unesp, a grande preocupação é em relação à qualidade de vida dos idosos, já que foi constatada a rapidez no processo de envelhecimento da população. O tema foi bastante discutido entre os parlamentares presentes. “Temos que ter ousadia de propor um novo conceito de cidade. É uma discussão que não pode ser adiada”, afirmou o professor.

Participaram da palestra o presidente da Casa de Leis, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), o vice-presidente do Legislativo, Tenente Santana (MDB), e os vereadores Edio Lopes (PT), Elias Chediek (MDB), Gerson da Farmácia (MDB), José Carlos Porsani (PSDB), Juliana Damus (Progressistas), Lucas Grecco (PSB), Paulo Landim (PT), Rafael de Angeli (PSDB), Roger Mendes (Progressistas) e Thainara Faria (PT).

Assinatura do convênio

O termo aditivo que prevê a execução do “Projeto Araraquara 2050” foi assinado na quinta-feira (8) em evento realizado na Prefeitura. Participaram da reunião o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, o prefeito Edinho Silva (PT), o presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), os diretores dos quatro campi de Araraquara, secretários municipais e os vereadores Elias Chediek (MDB), Lucas Grecco (PSB), Paulo Landim (PT) e Toninho do Mel (PT).

Durante a ocasião, Yashuda ressaltou como tal medida é importante para Araraquara. “Sem dúvidas, esse é um grande ganho para a cidade. Pensar as políticas públicas junto com a universidade é um exercício fundamental para o desenvolvimento da cidade. Com a assinatura, a expectativa é de que o projeto seja colocado, e a universidade seja a inteligência no que diz respeito à inovação das políticas públicas”, declarou.

Autor: Rita Motta

Jornalista, editora de televisão e jornalismo na internet, que se especializou em jornalismo e marketing digital em comunicação.

Compartilhar essa notícia em
468 ad

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *