Morre Feiz Mattar

Feiz Mattar morreu nesta segunda-feira, velório a partir das 10 h e sepultamento 16:30h, na funerária Bom Jesus (Rua 9 ao lado Jau Serve)

Feiz Mattar morreu nesta segunda-feira, velório a partir das 10 h e sepultamento 16:30h, na funerária Bom Jesus (Rua 9 ao lado Jau Serve)

(Texto elaborado por Marcelo Eduardo Lopes e adaptado em algumas partes por Célia Pires)

“FEIZ MATTAR nasceu em Pirajuí, no dia 1º de Maio. Deixa viúva Magali Aparecida.Tiveram três filhos: Paulo Rogério, Daniela e Maira Mattar.
Veio para Araraquara em 1967, fixando residência e estabelecendo-se comercialmente com as Empresas, Sociedade Paulista de Lavagem e Lubrificação, e Posto Nacional, gerando mais de quarenta empregos diretos.
Em 1972, estabeleceu sociedade com Silvio Bevilaqua, para instalar a primeira imobiliária de Araraquara, denominada Época Imobiliária. Responsável por inúmeros loteamentos que se transformaram em bairros.
Num momento posterior, em sociedade com o amigo Dr. Mario Joel Malara, constituiu a Imobiliária Face do Sol, responsável pela comercialização de inúmeros empreendimentos, dentre os quais o Edifício Rosa de Prata.
Convidado pelo Grupo Omar Maksoud para operar, com exclusividade a comercialização de seus empreendimentos imobiliários, constituiu a empresa Feiz Mattar Imóveis, responsabilizando-se pela implantação de vários projetos em Araraquara e em Bauru. Nesta cidade, destacam-se, dentre outros, o 4º Distrito Industrial, os Edifícios Graziela e Rosa de Ouro, além do Edifício Sun House, o primeiro flat da cidade.

Durante as duas primeiras gestões do Prefeito Waldemar De Santi, foi membro e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, compartilhando esse mister com Ricardo Lupo, Gerson Ferreira e Joel Aranha, dentre outros, além de vereadores representantes da Câmara Municipal. Nesse período, contribuiu decisivamente para a elevação da arrecadação do município e, bem assim, para a geração de emprego e renda, através do fomento à vinda de inúmeras empresas.
Na terceira gestão do Prefeito Waldemar De Santi, ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, realizando importante trabalho à frente daquela pasta. Em perfeita sintonia com o Prefeito De Santi, desenvolveu inúmeros projetos voltados ao desenvolvimento das atividades industrial, comercial e de serviços, promovendo qualificação profissional e gerando ainda mais emprego e renda, de modo a modificar o perfil da cidade, colocando-a dentre as primeiras em todas as avaliações IDH (melhor para investir, renda per-capta, etc.).

Lado social

Não menos do que 15.000 (quinze mil) empregos diretos foram gerados em Araraquara naquele período, a partir da implantação dos vários projetos desenvolvidos pelo então Secretário Feiz Mattar, objetivando atrair investimentos para a nossa cidade. Na mesma época, com incondicional apoio do então Prefeito Waldemar de Santi, desempenhou relevante trabalho que culminou com a instalação da Polícia Federal em Araraquara e, bem assim, da Embraer no município vizinho e afilhado de Gavião Peixoto.

Fraternidade

Foi Presidente do Secretariado de Cursilho de Cristandade da Diocese de São Carlos por quatro anos. Juntamente com o Grupo de São Bento, participou da diretoria do Lar Juvenil Domingos Sávio, na condição de vice-presidente por quinze anos, desligando-se da diretoria no momento em que a entidade passou a ser administrada pelos Salesianos.
Convidado pelo Marcos Montandon, então Presidente do Lions Clube Araraquara Centro, ingressou naquele Clube em 1972, dando início a uma trajetória de intensos e relevantes serviços prestados em favor de Lions, que prosseguem até hoje. Ocupou todos os cargos na diretoria do Clube, sendo eleito seu presidente por cinco vezes. Também no Distrito L-5, atual LC-3, ocupou diversas assessorias, e por duas vezes foi vice-governador.

Medalhas

Durante sua extensa trajetória leonística, Feiz Mattar recebeu inúmeras comendas de Lions Internacional, destacando-se, pela maior relevância, a de Companheiro Melvin Jones por haver coordenado o Projeto Catarata, realizado em parceria com os demais Lions Clubes desta cidade, com a Prefeitura local através da Secretaria Municipal de Saúde, e com o Departamento de Oftalmologia da Unicamp, resultando a realização de cento e oitenta cirurgias. Presidiu durante muitos anos o Banco de Olhos de Araraquara e Região, desenvolvendo diversas campanhas de captação de doadores de córneas para a realização de transplantes.

Saúde

Desde a primeira gestão do Prefeito Clodoaldo Medina passou a integrar a CIMS (Comissão Municipal de Saúde) que precedeu ao Conselho Municipal de Saúde. Com a criação do Conselho, passou a integrá-lo, na condição de representante dos Clubes de Serviço, permanecendo até hoje. Na composição do atual Conselho, exerce a função de Presidente da Comissão Fiscal, cargo para o qual foi reeleito em diversas gestões.

Militante

Como ativista político, há mais de trinta anos foi filiado ao mesmo partido político, atualmente denominado PP – Partido Progressista. Neste período, ocupou diversos cargos no Diretório e Comissão Executiva locais, até ser eleito presidente há quinze anos, reelegendo-se sucessivamente desde então.

Saldo positivo

Feiz Mattar trabalhou incansavelmente para o crescimento econômico, social e espiritual de nossa comunidade; pela melhoria da qualidade de vida da nossa população; pelo embelezamento da nossa cidade; por alternativas para a criação de emprego e renda; pela participação popular na administração da cidade, partícipe entusiasta que foi no processo de implantação de grande parte dos Conselhos Municipais ainda hoje existentes, estruturados nas administrações do prefeito Waldemar De Santi.
Foi gerente de Vigilância em Saúde no último governo.

Autor: Rita Motta

Jornalista, editora de televisão e jornalismo na internet, que se especializou em jornalismo e marketing digital em comunicação.

Compartilhar essa notícia em
468 ad

1 Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *