Marcio Servino ministra capacitação para conselheiros municipais sobre drogas no Litoral Norte

O Araraquarense cita que foi convidado a voltar em breve ao litoral norte e estabelecer um trabalho conjunto com outros municípios do litoral

O Araraquarense cita que foi convidado a voltar em breve ao litoral norte e estabelecer um trabalho conjunto com outros municípios do litoral

Nesta quarta 31 de outubro aconteceu no município de São Sebastião, litoral norte a convite da Prefeitura Municipal e do Conselho municipal sobre drogas, a primeira formação continuada, capacitação para os conselheiros do Conselho Municipal sobre drogas CONSOD do município de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo. Conselho este recém-criado e empossado em abril deste ano, presidido por Ivaldo Sampaio de Freitas e composto por representantes da sociedade civil e poder público. A capacitação foi ministrada pelo Araraquarense, Marcio Servino professor Especialista em Dependência Química, atualmente conselheiro tutelar e ex presidente do Conselho de Políticas sobre drogas COMAD de Araraquara.

Com participação de 95% dos conselheiros, pessoas comprometidas e interessadas com a temática, a capacitação vem para cumprir uma exigência de lei e colaborar com a formação dos conselheiros, de modo a aprenderem mais sobre suas atribuições em especial a política sobre drogas local e nacional. De modo a compreenderem que o Conselho é um ambiente voltado a interação entre governo e sociedade civil, em que estes têm igual responsabilidade na discussão, construção e avaliação de políticas públicas. E que trata-se de um mecanismo legítimo e adequado de adoção de decisões concordadas sobre temas de interesse coletivo.

Servino salienta em sua fala que no âmbito dos Conselhos os diferentes grupos de interesse, em relação determinada política pública estão representados e atuam dividindo responsabilidades. E que está divisão é chamada cogestão ou gestão participativa. Em um assunto monotemático no caso da política sobre drogas.

Com uso de dinâmicas, material didático foram abordados diversos temas específicos. Dentre eles

O Papel do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Função de um Conselheiro e ações e campanhas exitosas. Políticas Nacional sobre Drogas
Conceitos de uso e Epidemiologia do uso de Substâncias Psicoativas no Brasil: peculiaridades regionais e populações especificas e Prevenção ao uso de Drogas/ Drogas na atualidade.

O Araraquarense cita que foi convidado a voltar em breve ao litoral norte e estabelecer um trabalho conjunto com outros municípios do litoral que possuem e ainda não possuem conselho de políticas sobre drogas em especial na elaboração do  1°Forun Regional de Políticas sobre drogas do litoral norte em 2019 e elaboração do programa municipal de prevenção ao uso de substanciais. O que foi aceito prontamente, certo que com engajamento de todos e as amizades feitas e bom clima e ambiente com grupo outros trabalho e parcerias aconteceram num breve futuro.

Autor: Rita Motta

Jornalista, editora de televisão e jornalismo na internet, que se especializou em jornalismo e marketing digital em comunicação.

Compartilhar essa notícia em
468 ad

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *