Leci Brandão é atração no Dia da Consciência Negra

Show será realizado gratuitamente no Teatro de Arena, no dia 20 de novembro

Show será realizado gratuitamente no Teatro de Arena, no dia 20 de novembro

Após atividades de debates e reflexões, Araraquara encerra a programação do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e dos Orixás (Lei municipal nº 6.633 de 2007), com o show da cantora Leci Brandão, numa realização da Prefeitura Municipal de Araraquara. O Teatro de Arena será palco da celebração, que terá ainda a participação de diversos outros artistas, com início às 16 horas, e entrada gratuita. A parceria é com a ACAAR (Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região).

A atividade integra uma ampla programação do mês da Consciência Negra, uma realização da Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Centro de Referência Afro Mestre Jorge, ligados à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular. A programação gratuita com homenagens, debates, semana da capoeira, debates nos CRAS, dentre outras, segue até o início de dezembro e pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara.

Leci Brandão é muito querida pelos araraquarenses, que sabem como ninguém valorizar o samba. Mulher, negra, a cantora e compositora carioca, que também é atriz e parlamentar (ela se elegeu Deputada Estadual em São Paulo no 1º turno das Eleições 2018), é considerada uma das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.

A cantora começou sua carreira no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira. Com 3 LP’s, 8 CD’s, 2 DVD’s e 3 compactos, ela totaliza 26 obras produzidas nos seus 42 anos de carreira.

Leci desafiou as regras: esta mulher negra desafiou o lugar que era esperado por ela em uma sociedade machista e racista, mostrando que é possível ocupar outras posições e que as mulheres negras podem estar em todos os ambientes, desde que surjam oportunidades.

Vale destacar que a cantora está em seu terceiro mandato como deputada. Como parlamentar, Leci Brandão se dedica à promoção da igualdade racial, ao respeito às religiões de matriz africana e à cultura brasileira.

Segunda deputada negra da história da Assembleia Legislativa de São Paulo (a primeira foi a Dra. Theodosina Rosário Ribeiro), Leci também levanta a questão das populações indígena e quilombola, da juventude, das mulheres e do segmento LGBT.

Vale destacar que as músicas e a desenvoltura de Leci Brandão, colocaram-na em um lugar de vanguarda, o que trouxe à tona muitos temas interessantes ainda na década de 1970, como canções direcionadas ao público LGBT por exemplo. Também, entre seus temas estão a desigualdade social e as questões raciais.

A música de Leci Brandão permanece em evidência no cenário nacional, sendo “Zé do Caroço” (1978) o seu maior sucesso. A canção foi regravada pelos grupos Revelação, Art Popular, além dos cantores Seu Jorge e Mariana Aydar. Vale destacar que “Zé do Caroço” faz parte da trilha sonora do filme “Tropa de Elite 2”, lançado em 2010.

O show no Teatro de Arena também terá outras atrações especiais: Junior Barros, Samba de Bamba, DJ Marcelo e DJ Bogé. Toda a programação é gratuita. O Teatro de Arena está localizado na Avenida Adhemar Pereira de Barros, s/n°, no bairro Melhado.

Vale lembrar que, no Dia da Consciência Negra, a programação terá início às 10 horas, com a Marcha da Consciência Negra. A concentração acontece na Praça Pedro de Toledo, com previsão de saída para as 11 horas e encerramento às 12 horas. A organização do evento é do COMCEDIR – Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Programação do Mês da Consciência Negra apresenta: show com Leci Brandão

+ convidados: Júnior Barros, Samba de Bamba, DJ Marcelo e DJ Bogé

Local: Teatro de Arena (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/n° – Melhado)

Data: 20 de novembro (terça-feira)

Horário: a parir das 16 horas

Grátis

Autor: Rita Motta

Jornalista, editora de televisão e jornalismo na internet, que se especializou em jornalismo e marketing digital em comunicação.

Compartilhar essa notícia em
468 ad

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *